FORMAÇÃO
Daniel Emanuel Moreira Marques (1993), natural de Silves, iniciou os seus estudos musicais com 7 anos na escola de música da Sociedade Filarmónica Silvense, tendo como professor de teoria, Paulo Dias, e como professor de saxofone, José António Flosa, maestro na mesma instituição. Com 11 anos frequentou o seu primeiro estágio de orquestra de sopros, a cargo da INATEL em Tavira, sob a orientação de Luís Clemente e no mesmo ano participou no seu primeiro masterclass de saxofone, com Carlos Amarelinho, na Academia de Música de Lagos.
Após frequentar um masterclass com Carlos Ramalho e Hélder Alves, descobriu a sua verdadeira paixão pela música e o interesse em desenvolver os seus conhecimentos musicais falaram mais alto. A convite de Carlos Ramalho e do seu amigo Sérgio Condessa, em 2008, passou a fazer parte da Orquestra de Sopros do Algarve, sob direção de João Rocha. No ano seguinte ingressou no Curso Profissional de Instrumentistas de Sopro e Percussão, numa parceria da Academia de Música de Lagos e da Escola Secundária de Lagoa (ESPAMOL), na classe de saxofone do prof. Carlos Ramalho. No ano de 2012 terminou o ensino secundário e alcançou o 2º lugar no Concurso Cidade de Lagos, Anatólio Falé na categoria principal.
Licenciou-se em Música no ramo de interpretação na variante de Saxofone em 2015, na Universidade de Évora na classe de José Massarrão, tendo a oportunidade de trabalhar com ilustres nomes do ramo como Christopher Bochmann, Benôit Gibson, Ian Mikirtoumov, Pedro Amaral, Hugo Assunção, Claus Nymark, Mário Delgado, Carlos Marecos, Óscar Graça, Roberto Pérez entre outros.
Durante estes anos participou em várias masterclasses e estágios de orquestra de sopros (Templários, Com’Paço, EnOs, Beja, INATEL, FISP, Sotavento Algarvio, Castro D’Aire, Sax ao Sul, Nova Filarmonia de Lagoa, Semana do Sopro, entre outros) como participante, convidado ou orientador/docente. Fez ainda parte de vários grupos musicais, e teve a oportunidade de trabalhar com nomes como Corvos, Cuca Ruseta, Jorge Palma, Rita Guerra, Filipa Sousa, Beto Kalulu, Edmundo Vieira, Rogério Charraz, Anjos, Sofia Escobar, Reflect e Ricardo Sousa (membro atual da RSBand).
De 2015 a 2018 foi docente de Saxofone e classe de conjunto na Academia de Música de Lagos e demais polos da instituição (Loulé, Portimão, Lagoa, Vila Real de Santo António) e, desde então, leciona Áreas de Enriquecimento Curricular (AEC’s) do ensino pré-escolar e primário. De 2018 a 2020 exerceu funções de docente na Academia de Música de Portimão, no Conservatório de Música e Artes de Lagos e no Conservatório de Artes de Lagoa (Artis XXI). De 2020 a 2022 passou ainda pelo Conservatório Regional do Algarve Maria Campina em Faro como docente da classe de Saxofone. Atualmente, é músico e professor na Sociedade Filarmónica Silvense (desde 2015, onde em 2018 fundou os XelbInSax), na Sociedade Filarmónica Portimonense e na Sociedade Filarmónica Lacobrigense 1º de maio. É presença assídua em várias Bandas Filarmónicas e Orquestras de Sopro como músico convidado e mantém uma carreira como músico freelancer (DemmSax) em diversos eventos e ocasiões. Integra ainda a Orquestra Ligeira de Lagos desde 2021 onde também leciona saxofone. Ao longo dos últimos anos tem ainda se dedicado a pequenas composições para os seus alunos e a fazer arranjos para banda filarmónica, coro e pequenos grupos musicais, destacando-se os seus arranjos para quarteto de saxofones.
FORMAÇÃO
João Carvalheiro nasceu em Tomar a 11 de janeiro de 1988. Iniciou os seus estudos musicais no Conservatório da Sociedade Filarmónica Gualdim Pais na classe de clarinete do Prof. Nuno Antunes, terminando o 7º grau.
Ingressou na Escola Superior de Música em 2008 terminando a Licenciatura em Clarinete na classe do Prof. Paulo Gaspar.
Frequentou masterclasses em Clarinete com os Prof. Francisco Ribeiro, Nuno Silva, Luís Gomes, Rui Martins, Joaquim Ribeiro e Bruno Graça. Frequentou cursos de Orquestra de Sopros e Orquestra Sinfónica sob a direção de Vasco Azevedo, Alberto Roque, Hermenegildo Campos, Carlos Amarelinho, Jonathan Grethen, Jouke Hoekstra, Octávio Mas Arocas. Trabalhou com o Ensemble do Estúdio de Ópera da ESML sob a orientação do Maestro Nicholas Mcnair.
Lecionou clarinete na Escola de Música Ilimitada em Oeiras, Escola de Música da Banda Operária Torrejana e Escola de Música da Sociedade Filarmónica de Santa Cecília em Ansião.
Orientou e dirigiu o Ensemble de Sopros de Ansião.
Atualmente, leciona Clarinete e Percussão na Sociedade Filarmónica Lacobrigense 1.º de Maio em Lagos sendo o Diretor Artístico da Escola de Música e Maestro da Banda Filarmónica.
FORMAÇÃO
Shaina Nazareth iniciou os estudos musicais aos 8 anos. Concluiu os cursos de Flauta Transversal e Piano no Conservatório Regional de Setúbal. Prosseguiu estudos superiores em Ciências Musicais na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Concluiu a Licenciatura em Performance de Piano na Universidade de Évora, durante a qual realizou estudos universitários de Flauta Transversal. Concluiu ainda o Mestrado em Ensino da Música (Piano) e o curso de Mestrado em Ciências da Educação – Administração, Regulação e Políticas Educativas, na Universidade de Évora. Atualmente, frequenta o Doutoramento em Ciências da Educação na mesma instituição.
No âmbito artístico, integrou a Orquestra Sinfónica Juvenil e foi membro fundadora da Orquestra Nacional de Cabo Verde. Desenvolveu atividade artística em diversos projetos, destacando-se o Duo Ibéria (flauta e guitarra, em Portugal) e o Duo Índigo (em Cabo Verde). Integrou o grupo de música renascentista Ensemble Vox Antiqua e apresenta-se em diversos contextos musicais e formações artísticas.
No domínio pedagógico, exerceu funções docentes na Academia de Música de Tavira, Academia de Música de Lagos, Conservatório de Música e Artes de Lagos, Agrupamento de Escolas Poeta António Aleixo e no Agrupamento de Escolas da Bemposta, em Portimão. Fundou e dirigiu a Academia de Música da Praia – Shaina Nazareth, em Cabo Verde, onde desenvolveu um trabalho consistente na promoção do ensino artístico e musical. Atualmente leciona flauta transversal e formação musical na Escola de Música da Banda Filarmónica 1º de Maio, em Lagos.
FORMAÇÃO
Gonçalo Duarte ...